O Campeonato Paraense 2011 será o de  número 99 da história do futebol do Estado. A primeira edição do Pazarão  aconteceu em 1908, em que o União Esportiva terminou como campeão. Na  ordem, Paysandu Sport Clube (44), Clube do Remo (42) e Tuna Luso  Brasileira (10) são as únicas equipes que já foram campeãs da  competição, além do próprio União. Por outro lado, as equipes do  interior jamais conquistaram o título do Campeonato Paraense.
Os titãs do futebol papa-chibé dominam o  Campeonato Paraense há nada menos que 22 anos. O último título da Tuna,  que este ano volta à principal fase da competição, foi em 1988. Desde  então, só dá Remo ou Paysandu. Na década de 2000, no entanto, alguns dos  clubes considerados de menor expressão chegaram bem perto da conquista.  Nas últimas cinco edições do Parazão, por exemplo, quatro equipes  interioranas chegaram às finais, mas acabaram sendo derrotadas por Leão  ou Papão.
A força do futebol do interior paraense  pode ser comprovada no Campeonato Brasileiro. O Águia de Marabá está na  Série C e o São Raimundo na Série D, enquanto que o tradicional Clube do  Remo ainda não tem vaga garantida no Brasileirão. No ano passado, o  Cametá também jogou a quarta divisão, mas acabou sendo eliminado ainda  na primeira fase.
O Paysandu é o atual campeão; a Tuna  ganhou a primeira fase; o Remo está com um time renovado; o Castanhal  aposta na base; o Águia, atual vice-campeão, não quer mais bater na  trave; o Cametá manteve parte do elenco que fez um bom campeonato em  2010; o São Raimundo também renovou o time e vem de uma pré-temporada no  Rio de Janeiro; e o Independente espera deslanchar de vez.
**Fonte Jornal Diario do Pará 
Nenhum comentário:
Postar um comentário