quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Papão é confirmado

Time será, ao lado de Remo e Águia, um dos representantes do Pará na disputa da Copa Verde

Como a reportagem já havia antecipado, o Paysandu está confirmado na Copa Verde 2016. A inclusão foi sacramentada pela Confederação Brasileira de Futebol, que divulgou o regulamento específico, a tabela básica e o plano de ações da Copa Verde 2016. A surpresa foi a inclusão do Águia de Marabá que, a exemplo do Paysandu, teve a vaga confirmada baseada no ranking nacional de clubes. O Papão é o 30º colocado, enquanto que o Águia ocupa a 55º posição. O outro representante paraense será o Clube do Remo, cuja vaga já estava confirmada em função do título estadual conquistado este ano. Além dos três clubes paraenses, vão participar Fast Clube-AM, Brasília-DF, Genus-RO, Rio Branco-AC, Náutico-RR, Santos-AP, Nacional-AM, Luverdense-MT, Interporto-TO, Gama-DF, Rio Branco-ES, Aparecidense-GO, Comercial-MS e Cuiabá-MT.
O artigo dois do regulamento da Copa Verde expôs os critérios para a definição dos clubes participantes. O primeiro critério foi ter obtido a primeira colocação no campeonato estadual de 2015 nas 12 federações estaduais participantes da competição (Federação Acreana de Futebol, Federação Amazonense de Futebol, Federação Amapaense de Futebol, Federação Brasiliense de Futebol, Federação de Futebol do Espírito Santo, Federação Goiana de Futebol, Federação Matogrossense de Futebol, Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, Federação Paraense de Futebol, Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Federação Roraimense de Futebol e Federação Tocantinense de Futebol).
O segundo critério foi o que beneficiou o Paysandu e o Águia, e tirou de rota o Independente e o Parauapebas, que tiveram melhores posições no estadual 2015. O critério foi ter obtido uma das vagas oriundas do Ranking Nacional de Clubes de 2016, independente do posicionamento da federação a qual o clube pertença.
Com relação ao sistema de disputa, a Copa Verde terá início no dia seis de fevereiro a partir de uma fase preliminar. O Águia vai enfrentar o Fast Clube em dois jogos, dia seis e 12 de fevereiro. Brasília e Vila nova são os outros clubes desafiantes desta fase. O detalhe é que o Paysandu e Remo só entrarão na primeira fase da Copa Verde. O adversário bicolor será o vencedor do confronto entre Águia e Fast Clube. Já o Leão vai encarar o Náutico-RR. Os jogos desta fase estão todos marcados para o dia nove e 16 de março, no entanto, são passíveis de mudança a partir do interesse da emissora Esporte interativo, patrocinadora máster da competição.    
A primeira, a segunda, a terceira e a quarta fase serão disputadas em sistema eliminatório, o famoso mata-mata. Quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas, os critérios de desempate serão aplicáveis à fase e nesta ordem: 1º) maior saldo de gols; 2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário; 3º) cobrança de pênaltis.
**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário