quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Paysandu vence e quebra tabu pela Copa do Brasil

Na semana em que o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, mandou uma paraense morrer, o Paysandu foi em Itacoatiara (AM), e meio que ‘redimiu’ o Pará na tarde-noite desta quarta-feira (23), no estádio Floro de Mendonça, em partida válida pela fase inicial da Copa do Brasil 2011. Mesmo não fazendo um grande jogo, o Papão venceu o Penarol (AM) por 3 a 2 e, após cinco anos, quebrou o tabu de não conseguir um resultado positivo fora de casa.

Logo de início, surpresa. Enquanto que todo mundo esperava a escalação de quatro volantes no meio-campo do Paysandu, o técnico Sérgio Cosme mandou o seu time à campo com três atacantes: Rafael Oliveira, Mendes e Heliton. O treinador queria mesmo era eliminar a chance da segunda partida, caso vencesse o confronto inicial em Itacoatiara por uma diferença de dois gols.

O estádio Floro de Mendonça tem as mesmas dimensões do Leônidas Castro, a Curuzu (105 m x 68 m). Contudo, graças ao alambrado ser bem perto do gramado, se tinha a impressão de que a praça esportiva era pequena. A torcida fazia a festa. O público presente era grande. E os torcedores, que se dividiam entre paraenses e amazonenses, logo viram o primeiro gol bicolor. Aos sete minutos, o atacante Mendes chutou forte, o goleiro Rascifran rebateu e o volante Sandro não desperdiçou: 1 a 0.

A partir daí, o time local sentiu o gol e o Papão começou a tomar conta das ações no meio-campo. O banco de reservas do bicola foi à loucura quando o atacante Heliton caiu na área. Segundo a imprensa presente, foi pênalti não marcado pelo árbitro Antônio Neuricláudio Costa, do Acre.

Entretanto, o Paysandu não aproveitou o bom momento na partida. Após falta boba do zagueiro Ari, o meio-campo Marcos Pezão cobrou e, na indecisão do goleiro Ney com os defensores, a bola entrou direto, marcando o empate do Penarol: 1 a 1. Com o resultado igual, o time de Sérgio Cosme voltou a mostrar aquela letargia típica do Campeonato Paraense.

Para quem esperava que a mudança de zagueiros pudesse mudar a cara do Paysandu, se enganou. Hebert não acrescentou muito na defensiva bicolor. Desarrumado, o Papão ainda levou a virada, aos 46 minutos. Em nova cobrança de falta, dessa vez Rondinelli deixou o goleiro Ney a ‘ver navios’. Resultado do primeiro tempo: Penarol 2 x 1 Paysandu.

Sérgio Cosme sabia que sua situação na Curuzu não era das melhores. Em caso de derrota para uma equipe desconhecida e de pouca tradição, o mal resultado do último Re-Pa iria pesar mais do que antes. Com isso, para a segunda metade do embate, uma mudança. Saiu o atacante Heliton, que praticamente se ‘queimou’ em uma das poucas oportunidades dada pelo treinador, para a entrada do meio-campo Alex Oliveira.

Com a alteração, até que os visitantes melhoraram em campo. Em dois lampejos pela esquerda, Mendes e Sidny quase empatam. Só que o bicola precisava de mais vontade, raça e determinação. Para quem esperava fazer dois gols de diferença para garantir classificação para a segunda metade da Copa do Brasil, o Paysandu jogava de maneira equivocada.

Até que a estrela do artilheiro brilhou. Quase que desaparecido em todo o jogo, o atacante Mendes, aos 20 minutos, aproveitou boa cobrança de escanteio do lateral-direito Sidny e cabeceou forte, empatando o jogo: 2 a 2. E a reação parou por ai. Em duas oportunidades, muito mais pelos erros da defesa belenense, o Penarol quase faz o terceiro.

E quando ninguém mais esperava uma reação do Papão, eis que os veteranos do jogo se redimiram. Aos 33 minutos, o meio-campo Alex Oliveira passou pelo goleiro e sofreu pênalti. Na cobrança, novamente ele, o atacante Mendes, marcou o tento da virada: 3 a 2. Mas, dois minutos depois, penalidade máxima para o Penarol. Sidny recebeu cartão vermelho. Rondinelle correu para a bola, errou o chute e o bicolor paraense se segurou. Vitória do time da capital paraense.

A última vitória do Paysandu fora do Pará foi em 2006, diante do América (RN), por 1 a 0, no Campeonato Brasileiro da Série B. A partida de volta entre os times será no dia 2 de março (quarta-feira), a partir das 21h, no estádio da Cuzuru.

Penarol (AM): Rascifran; Flávio, Júnior Bahia, Adriano e Siboy; Lídio, Rondinelli, Tiago Verçosa e Marcos Pezão (Celsinho); Kitó e Marinho (Charles).
Técnico: Adinamar Adib.
Paysandu: Ney; Sidny, Hebert (Hebert), Ari e Bryan; Billy, Alexandre Carioca e Sandro; Heliton (Alex Oliveira), Rafael Oliveira e Mendes.
Técnico: Sérgio Cosme.
Hora: 17h.
Local: Estádio Floro de Mendonça (Florão) – Itacoatiara (AM).
Árbitro: Antônio Neuricláudio Costa (AC). Assistentes: Jean Carlos da Silva (AC) e Rener Santos de Carvalho (AC).
Cartão amarelo: Sidny, Heliton, Alexandre Carioca e Sandro (PSC).
Cartão vermelho: Sidny (PSC)

Fonte: Dol

Nenhum comentário:

Postar um comentário