domingo, 1 de janeiro de 2012

DESABAFO (@TudaoTudinho)


Parabéns ao mestre José Maria Trindade que postou em seu blog essa entrevista que a todos nós bicolores devemos refletir sobre a administração de LOP e do CONDEL...


"Depois de muita insistência, Sérgio Chermont, 58, odontólogo, conselheiro bicolor, resolveu falar para o Tudão e Tudinho. Chermont foi convidado pelo engenheiro Olívio a fazer parte do grupo que vai comandar o futebol bicolor.


Seria “sem-vergonhice” se atendesse o convite, pois lá já esteve e não foi respeitado. Não poupa palavras, falando da atual administração bicolor porque não há “transparência e coerência”, e se emociona quando fala de Ricardo Rezende.

SEM-VERGONHICE
- Recebi telefonema do Olívio que me convidou para uma reunião, mas nunca tive intenção em voltar para o Paysandu nessa administração, até porque eu estive lá e seria muita sem-vergonhice da minha parte ser oposicionista declarado dessa situação que o Paysandu vive hoje e voltar prá lá; não me furto em ajudar, mas não trabalhando diretamente lá dentro, não. 

RESPEITO
-Primeiro às pessoas lá precisam respeitar às pessoas. Não há respeito pelas pessoas. Te cito exemplos: João Carlos Pontes foi desrespeitado, o Olívio foi desrespeitado, os Aguilera foram desrespeitados. Ali tem uma pessoa que manda, que todos vocês sabem disso, e não abre mão da maneira como ele manda. Como eu não concordo com esta maneira eu resolvi sair. Pior: quando a gente saí, ainda atiram na gente; a gente é tachado do mal. Será que o mal está do lado daqui? Então, algumas pessoas são tachadas do mal: Dr. Barros é mal? Eu sou mal? César é mal? Joaquim Ramos é mal? E etc é mal? Tem que haver reflexão quando a gente abrir a boca e desrespeitar as pessoas. Tem pessoas que eu não gosto, mas reconheço o seu valor, e quando a gente se mete no clube a gente tem que ver que somos passageiros; eu já participei de tantas instituições e por todas que passei têm pessoas que convivi que não gostava, mas o objetivo é levantar a instituição. Não se promover através do clube.

VERGONHA
- Primeiro é a transparência. Acho que deveria todo mês o PSC divulgar uma nota na imprensa de quanto gasta, quanto paga. Não precisa especificar que fulano ganha mil reais, que sicrano ganha 20 mil. Salário é um negócio sagrado, é de fórum privilegiado; agora, o clube é público. Zé Maria, não pode um clube como o Paysandu ter vendido cinco ou seis jogadores (que não me lembro quais foram, desde o Fabrício até o Rafael Oliveira) e nunca chegou um documento prá ninguém. Eu desafio um conselheiro (só um) que tenha acesso a isso. Foi uma vergonha a reunião do CONDEL, apesar deu não estar presente por motivos de força maior. Será que custa chegar e olha: o empresário é o Joaquim da Silva (nome fictício) ele ofereceu R$ 500 mil; vai levar 10%, mas diz, mostra o documento: não é um grupo de empresário, a princípio não se sabia qual era o clube, depois vai pro Barcelona, depois vai pro Ajax e acaba morrendo na Portuguesa? Isso é uma vergonha. E o pior é que quando a gente fala isso tu crias mais uma inimizade. Tudo que me perguntares sobre administração por onde eu passei eu vou te mostrar; isso é dever do homem público; ninguém tá cobrando aqui a honestidade das pessoas, que fulano é pilantra, é saf... Não; nada disso, mas no Paysandu, no meu Paysandu, as coisas têm que ser transparente, até porque o nome da chapa era transparência; você não vê uma prestação de contas do Paysandu... O relatório dos auditores aquilo é uma vergonha para um clube como o Paysandu. Vou repetir: aquilo é uma vergonha para um clube como o Paysandu. Não tem nada e os caras ainda ficam chateados quando a gente cobra um negócio deste.

AMIGO
- Volto a repetir minha oposição em relação ao Paysandu é muito clara e coerente. O maior amigo que tenho no Paysandu é o Ricardo, talvez se não tivesse acontecido essa doença com ele o Paysandu não tivesse assim. Eu lamento muito isso. Infelizmente, o clube está entregue a ninguém; cinco diretores de futebol e hoje não tem nenhum; contrataram 599 jogadores, hoje não tem time; estão brigando agora com a FUNTELPA por causa de dinheiro, então, estão nadando em dinheiro. É uma incoerência isso. Se tu não tens dinheiro, um real representa muito. Como vou fazer um contrato desses que desde o começo estava errado (os caras nem lerem o contrato) tem advogado, tem presidente, tem o diabo que o carregue lá dentro e fazem um contrato a nível nacional. Chega!

DESMANDO
- Está há cinco anos e não ganhou nada, pelo contrario é responsável pelas piores derrotas do clube. Perdeu um campeonato para o Independente; jogadores que vieram prá cá, ganhando 15, 20 mil reais e que não entraram em campo. Isso não é mentira! Isso vai explodir, vai? Eu não estou preocupado com que vai pensar, o que estou preocupado é com a minha condição de conselheiro. Acho que todos nós que gostamos do Paysandu temos que nos unirmos, sim, contra esse desmando administrativo.

NAD
- Não que o Nad não tenha competência, pelo contrario, pessoa honesta, capacitado, entende de futebol, só que depois de seis anos foram descobrir o Nad? Pelo amor de Deus! Isso mostra como o clube não tem mando. Cadê o diretor administrativo do clube? Morreu o “seu” Nabor e não mandaram uma carta de condolênc ias prá família. Que clube é este? Tu achas que eu não tenho que me revoltar com negócio desses? Será que eu sou muito exigente? Será que eu estou certo? Será que eu sou um homem errado? Do mal? Assim, eu prefiro ser do mal. Fulano não pode vir prá cá porque não têm experiência. Os experientes que estão lá estão acabando com o Paysandu. Quando tudo isso acabar ele vai ver que foi uma nuvem passageira.
VENDA
- O Paysandu tem um grande poder de venda, mas não consegue vender uma placa, quando vende, vende a preço de banana; não consegue vender um camarote por quê? Porque não tem nada o Paysandu. Hoje o Paysandu é mandado por uma pessoa e mais ninguém.

FALTA DE CREDIBILIDADE
- Zé Maria, isso é outro problema. Foi uma vergonha o que fizeram com a CLARO. Como você firma contrato com uma empresa dessa marca que tem um potencial enorme prá ser explorado dentro do clube e não respeitam o contrato. O PSC não respeitou o contrato, mas eles cumpriram religiosamente o contrato. Isso mostra o caráter da empresa, a dignidade, o respeito que ela tem pelo povo do Pará, não é pelo Paysandu, é pelos clientes dela. Então, esse tipo de relacionamento tem que acabar no Paysandu. Que nível chegou o Paysandu! O Olívio, que é meu amigo, fundou o GAP e logo disseram que era o Grupo de Alta Periculosidade. Isso é um desrespeito. Isso não é brincadeira, não, rapaz; depois foi com o Rui Sales (que não servia nem prá sei o quê). Não se trata as pessoas dessa maneira e o Rui Sales, pela paixão que tem pelo Paysandu, está ajudando o próprio Luís Omar. O Olívio está doido prá resolver o problema do Paysandu e eu fiz três perguntas prá ele: Tu sabes o custo do Paysandu? Tu sabes a dívida do Paysandu?Tens documento que te autorize a fazer o que estás fazendo? “Não”, respondeu Olívio. Então, como é que pode um negócio desse?

FANTASMAS
- Primeira coisa: número de funcionários. Botava um livro de pontos. Durante duas semanas descobre-se que tem fantasma na Curuzu, porque na minha época foi isso. Eu já peguei essa situação e recebe. Segundo, os R$ 270 mil arrecadados na merenda é tostão prá divisão de base. O que falta é prestar conta. Você viu? Botaram uma carreta prá vender camisas do Paysandu. Venderam quantas? Usaram a marca do clube de maneira indevida, isso não está nem na prestação de conta; então, são essas pequenas coisas que eu vou prá cima. Aí fica justificando que o Paysandu não tem conta em banco. Pelo amor de Deus! Em cinco anos? Fala sério! Olhe prá frente, esqueça o retrovisor, o que passou, passou. Vem de público e não culpam os outros, te culpa! Minha culpa! Minha culpa! Minha máxima culpa! Acabou-se! Todo mundo que ajudou o clube saiu de lá por quê? Uma hora briga com uma rádio, outra hora com outra; Se tu botares alguma coisa no teu blogue que não satisfaz a diretoria eles ficam com raiva, depois: não o Zé Maria é isso é aquilo outro... Não dá bola prá imprensa, à imprensa vive de sem-sa-ci-o-na-lis-mo e quanto mais, melhor!

TIME
- Pelo amor de Deus, rapaz! Isso está incompatível com as tradições bicolores. Totalmente incompatível. Fazer um jogo na véspera de Natal? Não tem um leme; não tem! Sabe o que é isso? É a soberba!

LUÍS OMAR (o blogueiro perguntou por que em nenhum momento da reportagem o Dr. Chermont não citou o nome do presidente)
- Absolutamente nada contra a pessoa do Luís Omar; absolutamente nada! E não tenho mesmo nada contra a pessoa do senhor Luís Omar Pinheiro! E não tenho mesmo! Você me conhece, agora contra o administrador tudo o que possa imaginar de ruim eu tenho. Ele está me dando margens prá pensar isso, rapaz. Uma pessoa que não presta conta; uma pessoa que não vem de público dizer quanto custou os jogadores que ele vendeu; uma pessoa que contrata auditores e esses auditores não aprovam as contas o que tu achas que eu devo pensar? Eu respeito à honestidade e a dignidade das pessoas, agora quando tu assumes um cargo público tu tens ônus e o bônus; tu tens que saber que aquilo ali não é teu. Considero uma pessoa honesta, mas como presidente do Paysandu tem uma porção de defeitos que todos vocês já manifestaram a opinião com relação a isso. Estou fazendo isso pro bem dele, da família dele, dos filhos dele, da comunidade bicolor; ele é um camarada sacrificado? É! Nós tivemos facilidade prá subir. No primeiro ano foram Dadá e Mael os crápulas; depois Sandro; então, pelo amor de Deus, não se briga com jogador às vésperas de uma decisão e se prometer cumpra.

DESRESPEITO
-Eu vivo assim chateado porque eu fui desrespeitado no Paysandu. Só isso! Não me respeitaram! Eu acho que o presidente devia me chamar prá conversar: Olha, Sérgio, eu não gosto de ti e não te quero mais aqui. Só isso e acabou-se! O que não pode são as pessoas serem desrespeitadas. É do mal! E eu li isso no teu blogue. Eu tenho 58 anos e minha vida é um livro aberto, não vivo fazendo mal a ninguém e não aceito essa pecha!

- Eu quero que Deus dê ao meu irmão, amigo Ricardo Rezende (neste momento ele se emociona e às lágrimas correm pela face); eu fico emocionado em falar no nome dele; eu fui adversário político dele, mas você Ricardo, você é um irmão; tenha fé, que a fé cura e você vai ser curado pela fé, porque você é do bem; você é uma pessoa do bem; gosto de você de graça; a amizade que nós fizemos é tão forte que nós fomos adversários políticos e a nossa amizade saiu muito mais fortalecida. É isso que eu esperava da diretoria do Paysandu! Perdeu? Desmancha o palanque! Que o presidente do Paysandu não tenha isso como revanchismo, como raiva que ele é uma pessoa que eu aprecio como homem, pai de família, como esposo e que essas críticas ele tem que se acostumar com elas.

Dr. Sérgio Chermont viveu momentos difíceis neste final de ano: perdeu a mãezinha querida e dias depois aconteceu o passamento do seu sogro e agora está cheio de compaixão com o sofrimento oculto do amigo “ex-corde” Ricardo Rezende.
É o que há!" 

Blog Tudão e Tudinho (31/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário