terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Parazão começa no sábado

A pedido da Polícia Militar, FPF antecipa estreia de Paysandu e Gavião, na Curuzu, em um dia

Dia do aniversário de Belém forçou a Federação Paraense de Futebol (FPF) a antecipar a abertura oficial do Campeonato Paraense e marcar o jogo entra Paysandu e Gavião Kyikatejê para sábado, 11, às 16 horas. Segundo o diretor técnico da FPF, Fernando Castro, a mudança ocorreu por força maior, já que a Polícia Militar comunicou por ofício a impossibilidade de fazer a segurança do jogo, devido aos festejos na capital paraense. Os jogos entre Paragominas e Independente e entre Santa Cruz e São Francisco permanecem no domingo, mas o primeiro será atrasado para 17 horas e o segundo pode acontecer em Santa Izabel ou Castanhal, caso o time mandante não obtenha laudos de funcionamento do estádio.

O torneio já esteve ameaçado de atraso pela falta de laudos de segurança e vigilância sanitária em edições passadas. O diretor técnico da FPF, Fernando Castro, garante que a medida não desrespeita o Estatuto do Torcedor. "Se os clubes quiserem mudar uma data, precisam de um prazo mínimo de dez dias de antecedência. Mas o Estatuto e o próprio regulamento da competição permitem que, em caso de força maior, se altere datas. É uma questão de segurança", explicou. A reportagem tentou contato com o coronel Campos, do Comando de Policiamento da Capital, mas não obteve retorno.

O comunicado enviado pela Assessoria de Comunicação da PM diz: O evento esportivo, marcado inicialmente para o dia 12 de janeiro, não envolve apenas o jogo de futebol, mas parte das comemorações pelo centenário do Paysandu, o que deve envolver milhares de pessoas e a extensão da festa muito além do tempo regulamentar de uma partida de futebol, compreendendo abrangência de trânsito e outros procedimentos inerentes a eventos de grande porte, o que envolve, além da PM, outros órgãos do sistema de segurança, além de órgãos parceiros, igualmente participantes das ações de segurança por ocasião do aniversário de Belém, cuja programação foi elaborada e discutida desde o ano passado, envolvendo as festas de final de ano, aniversário da capital e o carnaval na cidade.

Em razão disto e considerando toda a programação alusiva ao aniversário de Belém, distribuída em pontos diversos da cidade, o sistema de segurança pública, por meio da Segup, tem contatado com a coordenação do centenário bicolor, no sentido de sugerir a antecipação do evento esportivo para o sábado, 11, a fim de dar maior e melhor atenção, no que tange à segurança, contudo, em nenhum momento foi ventilada a impossibilidade de envio de efetivo para quaisquer um dos eventos, mesmo que simultâneos.

Após diálogos já mantidos com os atores envolvidos, a Segup está no aguardo da resposta acerca da orientação encaminhada, por parte da Diretoria do Paysandu e mesmo da presidência da FPF.


A mudança não agradou ao Paysandu, que emitiu ontem uma nota oficial que "o posicionamento oficial do Paysandu Sport Club é que o jogo contra a equipe do Gavião Kyikatejê será mantido no domingo(12), fazendo cumprir a tabela oficial da competição, a qual foi determinada pela Federação Paraense de Futebol". O adversário bicolor também mostrou descontentamento, uma vez que já havia elaborado seu cronograma de viagem de Marabá a Belém tendo o sábado para repouso. Porém, para Castro não há uma outra solução possível. "O Campeonato deste ano será mais curto por causa da Copa do Mundo. No dia 27 de abril já começa a Série C. Então adiar o jogo traria mais problemas, sobretudo para o Paysandu", argumentou.

**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário