sexta-feira, 1 de junho de 2012

Paysandu apresenta proposta


De volta a Belém depois de alguns dias de ausência, o presidente do Paysandu, Luiz Omar Pinheiro, afirmou que já tem uma proposta pronta para os demais 17 clubes da Série C, excetuando-se Santo André-SP e Rio Branco-AC. Para fugir do imbróglio da Justiça Comum que envolve esses dois clubes e mais Treze-PB e Araguaína-TO, que tem emperrado o começo das últimas duas séries do futebol nacional, a proposta de Luiz Omar Pinheiro visa à criação de uma terceira divisão nos moldes do que aconteceu em 2000, na Copa João Havelange.

O campeonato teria 18 clubes. Além dos paraenses Paysandu e Águia, os demais seriam Brasiliense-DF, Caxias-RS, Chapecoense-SC, Cuiabá-MT, Duque de Caxias-RJ, Fortaleza-CE, Guarany de Sobral-CE, Icasa-CE, Luverdense-MT, Macaé-RJ, Madureira-RJ, Oeste de Itápolis-SP, Salgueiro-PE, Santa Cruz-PE, Tupi-MG e Vila Nova-GO. O presidente do Papão afirmou que ainda hoje deve comunicar oficialmente essas agremiações propondo um encontro na segunda-feira com dirigentes da CBF.

"Isso não vai terminar tão cedo, o que nos deixa preocupados. Vamos tomar algumas providências: sugeri uma reunião dos 18 clubes na segunda-feira na CBF. A proposta é um torneio nos moldes da Copa João Havelange, de 2000, apenas com esses clubes convidados. O rebaixamento é mantido e o acesos também. É a ideia que vamos levar à CBF", confirmou Pinheiro.

Curiosamente, a Copa João Havelange foi justamente para tentar burlar uma briga na Justiça Comum, o que não foi conseguido. A CBF tentava alijar o Gama-DF de todas as competições nacionais porque o clube candango procurou a Justiça para manter-se na Série A. Como perdeu a queda de braço, teve que incluir o Gama, mas posteriormente baixou a norma, junto com a Fifa, obrigando que todos os clubes esgotassem as instâncias da Justiça Desportiva antes de procurar a Comum.

A segunda curiosidade da João Havelange é que, daquela vez, o Paysandu foi um dos times que entraram pela janela. Rebaixado no ano anterior para a terceira divisão, acabou sendo beneficiado pela virada de mesa e manteve-se na Segundona.

A demora no começo do Campeonato Brasileiro tem trazido prejuízo financeiro considerável aos clubes, daí a urgência dos cartolas para que a competição comece. "Está ficando difícil. Nosso planejamento financeiro está sendo prejudicado", afirmou Pinheiro.

**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário