quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Papão tenta título no STJD

Com advogados, clube bicolor busca o caneco da copa verde. Julgamento será realizado hoje de manhã.

Após meses de contestação, disse me disse, e dúvidas pairando no ar, chegará ao fim o longo julgamento da Copa Verde, cuja origem é a solicitação de punição ao Brasília, por ação movida pelo Paysandu. Hoje, a partir das 10 horas (horário de Belém), o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgará se é procedente o pedido do Paysandu, amparado na ilegalidade de cinco jogadores do Brasília.
A disputa jurídica foi iniciada logo após a confirmação do título do Brasília, na partida que ocorreu no dia 21 de abril e acabou com o time candango campeão, após decisão nos pênaltis. Por meio do então chefe do departamento jurídico do Papão, Alberto Maia, o clube apontou as irregularidades e, baseada em argumentos concretos, quer reverter a decisão via tapetão.
Maia, que ostenta a condição de presidente eleito do Paysandu, está no Rio de Janeiro para acompanhar de perto a sessão do pleno. Ele falou em justiça na hipótese do Papão sair vencedor do pleito. “Se o julgamento for técnico, acredito que o Paysandu tem tudo para ser campeão”, frisou, enfatizando uma frase, repetidas diversas vezes nos últimos dias. “Esperamos que a justiça seja feita”, enfatizou.
A reportagem apurou, no entanto, que o próprio Maia diminuiu o tom de confiança. Há uma corrente dentro do Paysandu que considera a vitória difícil. A influência política de um time que representa a capital federal é um assunto que pode definir o assunto de forma desfavorável aos paraenses. “Isso não me cabe julgar. Se for assim, já é algo que não posso fazer”, alegou Alberto Maia. O presidente do Paysandu, Vandick Lima, também se dirigiu ao Rio de Janeiro. A ideia é engrossar o staff alviceleste para evitar qualquer manobra de bastidores do adversário.  
O caso -Em junho, a procuradoria do STJD acatou a denúncia feita pelo Paysandu. No primeiro julgamento, ocorrido na primeira comissão disciplinar do STJD, o Papão foi declarado campeão. O Brasília recorreu ao pleno, suspendeu a decisão e, por enquanto, é o detentor do título da competição. O time da capital federal alega que houve um problema burocrático no sistema de regularização do contrato dos jogadores na CBF. E, portanto, se exime de culpa. Os atletas são Fernando, Índio, Gilmar e Igor. Deles, Gilmar era titular absoluto do Brasília, fazendo até gol na final.  
Cinco auditores do STJD voltarão a analisar o pleito. Por enquanto, o placar parcial é favorável ao Paysandu, por 2 a 1, embora os auditores possam mudar o seu parecer. Se o placar for sustentado, bastará mais um voto para o Paysandu ganhar o título via tapetão. Alberto Maia crê nas possibilidades bicolores. “O Paysandu entende que tem razão e a sua solicitação está de acordo com o que diz a legislação desportiva”, declarou Maia.
**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário