A quinta rodada da Taça Estado do Pará (returno do Campeonato Paraense) começa neste sábado, com duas partidas. No entanto, todas as atenções estarão voltadas mesmo é para o domingo, quando acontecerá o maior clássico do Norte do Brasil: Paysandu x Remo.
Os dois rivais paraenses se enfrentam, a partir das 16 horas, no Estádio Mangueirão, em Belém. A partida colocará frente a frente dois times vivendo momentos distintos. Embora tenha conquistado o primeiro turno, o Papão passa por turbulência e uma derrota por derrubar o técnico Sérgio Cosme. O Papão ocupa o quinto lugar do returno, com quatro pontos.
Por outro lado, o Leão, de Paulo Comelli, está em ascensão e luta pela liderança. O time azulino vem de três vitórias consecutivas e ocupa a segunda posição, com nove pontos. Perde para o líder Independente apenas no saldo de gols: 5 a 2.
Além disso, o Remo está perto de carimbar sua vaga à Série D do Brasileiro. Atualmente, o clube lidera a briga por vaga, com 27 pontos na classificação geral. Os principais concorrentes do time são o Cametá, que soma 21 pontos, e o Independente, com 19 pontos.
Mangueirão vazio?
Apesar da grande rivalidade, a expectativa não é para um bom público. Dos mais de 39.740 mil ingressos colocados à venda, apenas cerca de 2,5 mil bilhetes foram vendidos até a tarde desta sexta-feira. Foram 2 mil para os remistas e apenas 500 entradas para os bicolores.
O esquema de segurança contará 1.200 homens da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Transporte de Belém (CTBel) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), que atua na fiscalização do comércio ambulante, estarão de prontidão a partir das 8 horas de domingo.
História
Este será Re-Pa ou Clássico Rei da Amazônia é o clássico mais vezes disputado no futebol brasileiro. Até hoje, Remo e Paysandu já se enfrentaram em incríveis 708 oportunidades. São 249 vitórias remistas, 239 empates e 220 vitórias bicolores. O Leão anotou 928 gols e sofreu 914.
Embora o Papão tenha conquistado o título do turno e carimbado sua vaga à final, o último confronto entre ambos foi vencido pelo clube azulino. Na Taça Cidade de Belém, a equipe comandada por Paulo Comelli venceu, por 3 a 1.
A maior invencibilidade na história também é remista. De 31 de janeiro de 1993 a 7 de maio de 1997, o Remo ficou 33 clássicos sem perder para o rival. Foram 21 vitórias e 12 empates. A maior série invicta do Papão foi de apenas 13 jogos (seis vitórias e sete empates), em 1970.
No entanto, nem só de estatísticas negativas vive o Paysandu. O time bicolor pode se gabar de ter a maior goleada da história do confronto. Aconteceu em 1945, quando aplicou 7 a 0 sobre o rival.
Além disso, o Papão detém a melhor estatística de todas: É o recordista de títulos estaduais. São 44 taças contra 42 do rival. E ainda conquistou os últimos dois títulos paraenses
**Fonte AFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário