A Série C começa hoje com quatro jogos, prossegue amanhã com mais quatro, incluindo o jogo do Águia, fora de casa, contra o Fortaleza-CE, tem na segunda-feira a estreia do Paysandu contra o Luverdense-MT e segue na próxima quarta-feira com o jogo entre Salgueiro-PE e Treze de Campina Grande-PB. Treze? Com uma liminar debaixo do braço conseguida na Justiça da Paraíba e ameaça de prisão contra os dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Galo da Borborema conseguiu a fórceps ser incluído no Campeonato Brasileiro. Mas, ao que tudo indica, foi uma vitória de Pirro. Ou seja, por enquanto, a Terceira Divisão agora passa a ter 21 clubes.
Embora a entidade não tenha divulgado nenhuma nota sobre a inclusão, em seu site oficial, o Treze já aparece incluso na primeira rodada. A primeira partida está marcada para a próxima quarta-feira, às 20h30, na cidade de Paulista, em Pernambuco, contra o Salgueiro.
A decisão da CBF foi tomada depois que o Treze conseguiu, na última quinta-feira, nova liminar no Tribunal de Justiça de Campina Grande para estar entre os times da Terceira Divisão. A entidade tinha 24 horas para incluir o clube, correndo risco de multa por seu descumprimento. Valor estimado em R$ 100 mil (é a segunda vez que os paraibanos são beneficiados).
A vitória de Pirro refere-se ao fato de que, apesar de estar na tabela da Série C, o Treze poderá ser boicotado pelos demais integrantes do Grupo A. O clube é responsável por toda a paralisação, assim como é apontado como culpado pelo prejuízo que todos tiveram com a falta de jogos.
O STJD prepara uma investida ao clube e com o apoio da maioria dos clubes. A ideia é que um a um dos integrantes do Grupo A, onde está o Treze, consiga uma liminar na Justiça Desportiva alegando perdas futuras, já que é dado como certa a queda da ação paraibana quando ela tiver o mérito julgada. Pelo menos é assim que a CBF encara a situação.
Em petição da Diretoria Jurídica da CBF, publicada em seu site oficial, a CBF classificou a reivindicação do Treze como 'maliciosa e desacreditada', além de fundada 'em premissas falsas que não resistem ao contraste com a realidade', reforçando que o Treze não teria o direito, em sua avaliação, de participar de nenhuma das quatro divisões do Brasileiro neste ano.
Seguindo com as críticas, a CBF ainda prevê 'consequências trágicas' que a decisão pode trazer para o futebol brasileiro, além de classificar a liminar que garante o Treze na Série C como um dos 'maiores absurdos já cometidos pelo Poder Judiciário brasileiro'. Para concluir, a entidade confirma que vai recorrer da decisão 'pela via processual própria', o que
pode resultar em mudanças na competição a qualquer momento.
**Fonte JAmazonia
Nenhum comentário:
Postar um comentário