quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arremesso de copos e bagaços de laranja pode tirar mandos do Paysandu


O empate em 1 a 1 com o Icasa/CE, pela nona rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, pode render grave multa ao Paysandu/PA e a perda de mandos de campo. Por arremessos de objetos no estádio Mangueirão, o clube será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro. O caso ficará a cargo da Quinta Comissão Disciplinar, em sessão a partir das 14h.

Paysandu e Icasa se enfrentaram no dia 25 de agosto e não saíram do empate em 1 a 1 no estádio Mangueirão, no Pará. Inconformados com o resultado da partida, os torcedores do Papão arremessaram diversos copos plásticos, latas de refrigerante e bagaços de laranja em direção à comissão técnica e aos jogadores, quando os mesmos se dirigiam ao vestiário, ao fim do jogo. De acordo com o relato do árbitro Francisco de Lima Júnior, apenas a intervenção policial conseguiu “cessar a ação dos referidos torcedores”.
 
Pela atitude dos torcedores, o Paysandu acabou denunciado com base no artigo 213, incisos I e III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desporto e o lançamento de objetos no campo”. A multa para esta infração varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.
 
Além do risco da multa, o Papão também pode perder até dez mandos de campo pela indisciplina de sua torcida. A Procuradoria do STJD incluiu o § 1º do artigo na denúncia, que diz: “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas”.
 
Se perder mando de campo, o Paysandu já terá que procurar outro lugar para jogar no sábado, dia 22 de setembro. O Papão tem jogo marcado com o Santa Cruz para o Mangueirão, às 16h, pela 13ª rodada do Grupo A da Série C.

**Fonte Site JutiçaDesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário