segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Há 13 anos, Paysandu conquistava o Bi-campeonato da Série B

Time bicolor venceu o Avaí (SC) na Curuzu por 4 a 0 e levantou a taça do Brasileirão



Há exatos 13 anos, a metade azul celeste do Estado do Pará estava em festa. O Paysandu vencia o Avaí (SC) pelo placar de 4 a 0 na última rodada do quadrangular final da Série B de 2001 e sagrava-se bi-campeão Brasileiro de futebol.
Vindo de rebaixamento para a Série C em 1999, eliminação para o maior rival na Copa João Havelange em 2000 e do vice-campeonato diante do São Raimundo (AM) na Copa Norte (2001), o torcedor do Papão pode sorrir, e em grande estilo. Neste ano o Bicola já havia levantado a taça do Parazão, mas faltava um título de peso para coroar o elenco base que mais deu alegrias à Nação Bicolor.
Ao comando do técnico Givanildo Oliveira, o Papão passou por cima de todos adversários. No grupo A, o Papão enfrentou clubes tradicionais como Ceará, Náutico, Fortaleza, América (RN), além do maior rival Clube do Remo. O time alvicleste não teve dificuldades e liderou de ponta a ponta finalizando com 47 pontos.
Nas quartas de finais, o Papão cruzou com o União São João de Araras (SP). Dois empates em 0 a 0, deram à classificação ao Paysandu para o quadrangular final, contra equipes do sul do país - Avaí (SC), Caxias (RS) e Figueirense (SC).
Nesta fase o Papão conseguiu bons resultados fora de Belém. Empate contra os eternos rivais Avaí e Fugueirense, deram tranquilidade ao Paysandu para afazer o resultado em casa. Em Belém a equipe bicolor bateu o Figueirense por 3 a 0 e empatou sem gols contra o Caxias (RS). No Rio Grande do Sul, derrota de 4 a 3 para o time gaúcho. Ajudado pelo empate entre Figueirense e Avaí em 2 a 2, o Paysandu precisaria apenas de si para levantar o título da Série B.
E no dia 22 de dezembro de 2001, um domingo de Curuzu lotada, o Papão entrou em campo precisando de uma vitória simples diante do Avaí (SC) para levantar a taça. E foi o que ocorreu! Com gols de Gino, Vandick (duas vezes) e Zé Augusto, a Fiel soltou o grito da garganta e pode comemorar pela segunda vez na história do clube o título de bi-campeão brasileiro (1991-2001).

Veja o time base do Papão na conquista de 2001.

Marcão, Valentim, Gino, Sérgio e Lino (André Duarte); Sandro, Rogerinho, Luiz Carlos (Lecheva) e Jóbson (Vânderson); Zé Augusto e Vandick. Técnico: Givanildo Oliveira.
**Fonte Portal ORMNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário