segunda-feira, 14 de março de 2011

Nem tudo São Flores!

"O que falar do jogo de ontem? Talvez o melhor desempenho do Paysandu no Parazão 2011. Domingo acordei leve, feliz, cantando! Estava certo da classificação para a Final. Fui à Curuzu prestigiar nosso querido PSC. Foi ótimo, o meio de campo da equipe supriu a ausência do Thiago Potiguar. Sidny, o cara do jogo! Billy também foi muito bem. Mas... e os protestos presenciados pelo presentes, que foram amplamente divulgados pela mídia e que bombaram na Internet?

Pois é, nem tudo são flores! Bem, o protesto protagonizado por membros da Alma Celeste foi amplamente divulgado na Internet dias antes da partida, como todos os atos do mencionado grupo de torcedores. Foi legítimo também, pois prega a cobrança da profissionalização da gestão do Clube. Anseio, inclusive, da Novos Rumos e de grande parte da Torcida Bicolor. Talvez não tenha sido totalmente feliz por conta dos insultos ofensivos que fizeram parte da manifestação. Mas, como disse um grande jornalista local, tuiteiro de mão cheia, em sua coluna das segundas-feiras, “um presidente não pode se nivelar a protestos da torcida”. E mais, entristece-me, do ponto de vista administrativo, um líder que não saber ouvir críticas. Perde grande oportunidade de aprendizagem com réplicas, tréplicas etc.

Agora, é complicado mas deve ser elevado ao nível de discussão. Houve insinuações explícitas, por parte do presidente Luiz Omar, e, menos eloqüentes, por parte da imprensa, de que os protestos são frutos de "mando" de alguém e de que isso é fruto de uma "oposição organizada", respectivamente. Espero que nas declarações do LOP não estejam embutidos os mesmos "achismos" da imprensa, de que, especificamente, a Novos Rumos esteja por trás dos protestos da Alma Celeste. Prefiro acreditar que as declarações do presidente sejam fruto do ímpeto de dar uma resposta sem refletir, gerando as conhecidas declarações estabanadas. A Alma Celeste tem lideranças próprias e, inclusive, proporcionou respostas multilaterais em 140 caracteres tão logo LOP expressou suas opiniões no Microblog. Além do mais, na Rede, as manifestações de apoio à Alma não se restringiram aos seus integrantes e foram claramente espontâneas.

A vitória foi convincente sim, mas o Independente não. O time de Tucuruí não foi nem a sombra do que costuma ser. Sem tirar os méritos da equipe do Paysandu, que, como já dito antes, jogou muito. E impôs o ritmo de jogo desde o início e durante quase toda a partida. Mas a zaga ainda causa preocupações e das grandes. Falhou novamente no gol sofrido. E não se pode achar que um desempenho razoavelmente bom
no Campeonato Paraense é referência para o Brasileirão Série C. Não se pode achar que está tudo certo, porque nunca está. Mais ainda, não se pode querer que esteja tudo certo na marra, desclassificando quem discorda. Sempre terá algo errado, em tudo na vida. E é sempre muito importante ouvir críticas, se não, não há evolução."


Ubirajara Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário