domingo, 13 de março de 2011

Paysandu faz sua melhor partida e vai para as finais do parazão

O Paysandu conseguiu fazer, contra o Independente Tucuruí, uma das suas melhores partidas no Campeonato Paraense 2011. Mas quando todo mundo esperava que a zaga pudesse sair de campo sem levar gol, a escrita não foi quebrada. O Papão conseguiu passar pelo Galo Elétrico pelo placar de 3 a 1 na tarde deste domingo (13), no estádio Leônidas Castro, a Curuzu. Com isso, o bicola está na final da Taça Cidade de Belém.

Como em muitos momentos neste Campeonato Paraense 2011, o Paysandu entrava em campo pressionado. Não vencia há três partidas – incluindo a Copa do Brasil -, viu o seu maior rival, Clube do Remo, ter sido goleado na rodada passada e ainda fazia o seu primeiro jogo sem a presença de Thiago Potiguar, que se dirigiu, por empréstimo, para um clube da China.

1º TEMPO.

Cabia a Alex Oliveira, no auge dos seus 36 anos, substituir o ‘Messi’ da Curuzu no meio-campo bicolor. Aplicado taticamente, o Papão impôs pressão nos primeiros 10 minutos. Várias foram as chances perdidas com o lateral-direito Sidny e Rafael Oliveira, os melhores em campo. Aliás, pode-se dizer que os gols não saíram desde o início graças às grandes defesas do goleiro Evandro, um dos grandes arqueiros desse Estadual.

A partir dos 20 minutos, o Paysandu diminuiu o ímpeto na busca do gol, proporcionado, também, pela melhora na marcação do Independente. Aos 21 minutos quase Joãozinho dá perigo ao goleiro Alexandre Fávaro, mas Ari apareceu e cortou o lance pela direita. Contudo, quatro minutos depois, Rafael Oliveira recebeu passe de Alex Oliveira dentro da área, e chutou no canto esquerdo: Paysandu 1 a 0.

Com o gol, Rafael se isolou na artilharia do Parazão desta temporada, com 14 gols marcados, superando Moisés, hoje no Santos (SP), que em 2010 fez 13 gols em todo o Estadual com a camisa bicolor. Daí em diante, o bicolor paraense se conformou em tocar a bola no meio-campo e só veio assustar o Galo Elétrico aos 37 minutos, com Sidny. Mais uma grande defesa de Evandro. Aos 46, Fávaro ainda salvou o empate dos pés de Joãozinho.

2º TEMPO.

Para o segundo tempo de partida, o técnico Sérgio Cosme ainda teve que lidar com os protestos do torcedor, que nem com a vitória estava satisfeito com o time bicolor. Várias faixas pediam a saída do treinador e do presidente do clube, Luis Omar Pinheiro. Com a justificativa de dar mais mobilidade ao meio-campo, Cosme sacou Alex Oliveira, para a entrada de Marquinhos.

Com a bola rolando, o Independente Tucuruí voltou melhor, também com substituições. Entretanto, futebol é objetividade e bola na rede. Aos cinco minutos o lateral-direito Sidny recebeu na entrada da área e soltou um verdadeiro petardo, sem chances de defesa para Evandro: Paysandu 2 a 0, para a alegria da Fiel torcida alviceleste.

E a equipe da capital do estado fazia uma das suas melhores partidas no Campeonato Paraense. Tanto, que o terceiro gol não tardou a sair. Aos 12 minutos o atacante Mendes falhou dentro da área do Galo, mas o meio-campo Marquinhos, sozinho, não, marcando mais um gol do bicola. Seis minutos depois, Mendes, novamente, perdeu gol incrível, atrapalhando seu objetivo de ser um dos grandes goleadores do Paysandu em toda a temporada.

Mas o time interiorano não estava morto. Nas jogadas de bola parada, apareciam as oportunidades. Porém, quando isso acontecia, Fávaro estava lá para salvar. Só que aos 29 minutos o crescimento do Galo na partida 29 minutos foi coroado. O meio-campo Marçal acreditou na jogada e diminuiu para o Independente: 3 x 1.

Percebendo que tinha espaços para fazer mais gols, o Tucuruí se jogou no ataque. A partir dos 35 minutos o Papão só chegava bem no ataque através dos contra-ataques. Lances desperdiçados por Mendes que, apesar de ter feito um bom trabalho tático, perdeu muitos gols. E não teve tempo para mais nada: Paysandu 3 x 1 Independente, placar final.

O Paysandu irá enfrentar o classificado da partida entre Clube do Remo e Cametá, que jogam nesta segunda-feira (14), a partir das 20h30, no estádio Evandro Almeida, o Baenão. O Leão precisa vencer por três gols de diferença para tirar a vantagem do Mapará, que ganhou no jogo de ida por 4 a 1. As datas para as finais da Taça Cidade de Belém são 20 e 27 de março.

**Fonte:  DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário