Na tarde de ontem, no Rio de Janeiro, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva realizou o julgamento final do recurso de exclusão do Rio Branco (AC) da série C do Campeonato Brasileiro, e, com a maioria dos votos, foi mantida a decisão da primeira instância. O Rio Branco foi condenado por infração ao artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - que exclui o time acreano do certame nacional por ter recorrido à Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias das esferas esportivas. A única absolvição que o Estrelão do Norte conseguiu foi o não pagamento da multa imposta pelo tribunal, no valor de R$ 13.385,37.
Presente na sede do tribunal, acompanhando a apreciação de perto, Helmute Lawisch, presidente do Luverdense (MT), saiu do julgamento extremamente satisfeito e aliviado, pois o seu time retornará à competição e ainda com todas as chances de chegar à Série B. “Não importa se é o Rio Branco, o Grêmio (RS), o Inter (RS) ou o Luverdense, o que interessa é que a justiça foi feita”, comemorou o presidente, acrescentando que a sua equipe não foi desmanchada e está focada para a sequência da terceira divisão.
Quem mais perde com a decisão do STJD é o Paysandu, que antes estava com amplas possibilidades de acesso a série B de 2012, agora, não sabe como ficará sequer o restante da competição. A vitória conquistada no Acre não valerá mais porque todas as partidas realizadas pelo Rio Branco foram anuladas.
Só resta esperar o pronunciamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que prometeu divulgar até o final da noite de ontem a definição do grupo E com uma nova tabela, incluindo, ou não, o time mato-grossense. Fato que não ocorreu. Com a decisão do STJD, além de perder a chance do acesso à segunda divisão, o Rio Branco ainda foi rebaixado para a série D de 2012, garantindo a permanência do Araguaína (TO), que marcou apenas um ponto na competição.
POSSIBILIDADES NO GRUPO E
1- A CBF pode cancelar todas as partidas realizadas até o momento e divulgar uma nova tabela com a inclusão do Luverdense (MT). Todos os clubes do grupo E voltariam a ter zero ponto.
2- Excluindo o Rio Branco (AC) e anulando apenas os jogos já realizados - assim o Paysandu cairia para a segunda posição com quatro pontos, ficando atrás do CRB (AL) com 4 e América (RN) com 1 -, colocando o Luverdense (MT) no lugar e redefinindo a tabela de jogos, podendo utilizar as quartas-feiras para respeitar o calendário da competição.
3- É a mais improvável. Excluir o Rio Branco (AC) e anular as partidas já realizadas, deixando apenas CRB, que ficaria com 4 pontos; Paysandu, com 3; e América (RN) , com um 1 em um triangular, deixando o Luverdense de fora
**Fonte DOL/Diário do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário