sexta-feira, 6 de abril de 2012

Papão se recupera para amanhã


Se o Paysandu jogou contra o Sport-PE tudo o que poderia na quarta-feira, a explicação está no fato de que os jogadores não pouparam esforços na partida. E o desgaste do grupo ficou evidente no final, quando jogadores como Pikachu e Rafael Oliveira tombaram no gramado sentindo cãibras. Para recuperar os jogadores e impedir que aumentem a relação de atletas no departamento médico, o fisiologista Zé Carlos Amaral coloca em prática, logo no fim do jogo, o plano de recuperação para o desgaste.

Na temporada de 2012, o ápice do esforço físico para o Paysandu acontece no mês de abril, já que durante o período o clube estará disputando as semifinais - e talvez as finais - do Campeonato Paraense e buscando a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. "É uma maratona de jogos importantes, desgastantes e cheios de pressão", diz Amaral, que afirma que também o desgaste emocional interfere no metabolismo do atleta. Por isso, ao fim de cada partida exaustiva, os são submetidos ao que o fisiologista chama de "protocolo de recuperação de atletas", cumprindo etapas de regeneração que duram até o minutos antes do próximo jogo.
"Analisamos o metabolismo, coletamos sangue e traçamos o planejamento de recuperação, trabalhando tanto com a hidroterapia como com a suplementação e o balanceamento da carga de treinos até o próximo jogo", diz o profissional, que tem o auxílio de um software especializado, que mede, entre outros itens, a distância percorrida por cada atleta no jogo e a quantidade de energia queimada.

Um dos atletas que tiveram rendimento destacado no jogo da quarta-feira foi Rafael Oliveira, que, mesmo há dois meses sem jogar, foi um dos que mais se deslocaram em campo. No final do jogo, não evitou as cãibras. "Em termos de ritmo de jogo, ele não está no ideal, mas sabíamos que daria o máximo de si e a cãibra era natural, esperada", explicou Zé Carlos, que garantiu que o atacante passou por um trabalho específico para que o atleta aguentasse os 90 minutos.

Mesmo com o desgaste, Zé Carlos garante que Rafael, que terá até a próxima quarta-feira para voltar aos 100% fisicamente, ou os outros atletas que jogam no sábado contra o Águia não preocupam. "Sexta (hoje) eles já devem estar prontos", garantiu, aliviando o departamento médico, que atualmente cuida de Vânderson - ainda sem previsão de volta - e Neto, que foi atingido por Marcelinho Paraíba com uma pancada na panturrilha esquerda. Neto, segundo o médico José Silvério, deve jogar contra o Águia.

**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário