quinta-feira, 24 de maio de 2012

Presidente do STJD suspende as Séries C e D nacionais


As Séries C e D do Campeonato Brasileiro não têm mais data prevista para ver a bolar rolar. Atendendo a um mandado de garantia, com pedido de liminar, do Santo André, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, determinou no fim da tarde desta quarta-feira, dia 23 de maio, liminarmente, a suspensão das competições até que haja uma solução definitiva, em juízo, das ações e medidas judiciais que colocam em risco a disputa. Além do Santo André, Treze/PB, Rio Branco/AC, Brasil de Pelotas/RS e Araguaína/TO brigam por vagas na Terceira Divisão.

Depois que a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C, o Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, briga para não se ver fora da competição nacional. Uma decisão da Justiça paraibana, publicada na última sexta-feira, também determina a inclusão do Treze na competição, no lugar do Rio Branco/AC. Mas a equipe do Acre conta com decisão estadual da Justiça garantindo o seu lugar.

Além da preocupação com o andamento das competições, o presidente do STJD se mostra preocupado com as normas da Fifa. 'É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados', destaca Rubens Approbato em seu despacho desta quarta.

A Fifa proíbe que as federações a ela filiadas tenham litígios em órgãos do Judiciário que não pertencem exclusivamente ao esporte. Assim, este imbróglio judicial pode gerar punições e até o desfiliamento da CBF junto à Fifa. A entidade máxima do futebol será comunicada desta decisão do STJD.

As Séries C e D nacionais estavam previstas para começaram neste próximo final de semana, com rodadas pelo país afora. Agora, somente após resolvidas essas pendências é que as equipes poderão ir a campo, seja lá quais elas são.

Clubes paraenses -  Os três representantes do Pará no Brasileirão, Paysandu, Águia e Remo, após a decisão do STJD, tiveram suas partidas canceladas. Os clubes jogariam neste domingo (27), mas agora, não há previsão para que estas partidas sejam realizadas.

Pelo lado do Paysandu ninguém se pronunciou a respeito da decisão do presidente do STJD. O Papão que neste domingo (27) enfrentaria o Luverdense, no Mangueirão. 

Assim como o Paysandu, outro time paraense que também disputaria o Brasileirão pela série C, o Águia de Marabá, fica sem data para atuar contra o Fortaleza-CE, no Ceará. O técnico João Galvão estuda o melhor sistema para colocar em prática no primeiro embate. O 3-5-2 vem sendo utilizado, mas o 4-4-2 não deve ser desprezado pelo treinador. Nenhum jogo treino foi realizado por não ter um adversário com nível aproximado para ser como parâmetro nesta preparação.

Quanto ao representante paraense pela série D, o técnico Flávio Lopes, do Clube do Remo, ficou satisfeito com a decisão.'Com certeza gostei muito desta decisão de suspender as séries C e D. Com isto poderemos trabalhar melhor o time e avaliar todos os jogadores que hoje fazem parte do elenco do Clube', disse o técnico azulino.

**Fonte Portal ORM/STJD

Nenhum comentário:

Postar um comentário