quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Paysandu vence a 1ª fora de casa e respira na Série B

Em partida dramática partida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, não poderia ser fácil a conquista dos primeiros três pontos do Paysandu longe de Belém nesta 'Segundona'. Os bicolores desembarcaram em Minas Gerais e encararam um candidato ao acesso, o América Mineiro. A vitória por 1 a 0, além de dar confiança para a torcida, mantém acesa a esperança pela permanência na Segunda Divisão. A vitória deixou o Paysandu na 18ª colocação, com os mesmos 35 pontos do ABC-RN, que é o primeiro fora do Z-4.

O gol do Paysandu foi marcado ainda no primeiro tempo, em jogada do lateral-esquerdo Diego Barboza, que chegou na linha de fundo e cruzou para dentro da pequena área, onde o atacante Careca apenas desviou para o fundo da rede do goleiro Matheus.

O América Mineiro, jogando em casa, teve apoio do torcedor, que compareceu em grande número no Estádio Independência. Para piorar a situação do time comandado pelo técnico Silas, o meia Willians, ainda nos primeiros 45 minutos, se envolveu em briga com o lateral Yago Pikachu, mas apenas o atleta do Coelho, que acertou uma cabeça no camisa 2 do Bicola, foi expulso.

Na próxima rodada, o Paysandu vai encarar a equipe do Joinville, em mais um jogo fora de casa, nesta sexta-feira (1), às 19h30. O América-MG, também na sexta-feira, joga contra o Asa de Arapiraca, novamente no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

JOGO

Nos primeiros minutos de bola rolando, o Paysandu correu atrás do adversário e, nitidamente, optou por se resguardar e não tomar gol no início de partida. O América Mineiro, entretanto, tentou ir para cima e sufocar os bicolores, no embalo do torcedor, que comprou ingressos promocionais e colocou bom público no estádio Independência. O Coelho, inclusive, teve um gol anulado aos três minutos, gerando muita reclamação com a arbitragem.

O perigo continuou rondando a área da equipe paraense. O lado direito dos mineiros era sempre perigoso e foi por lá que, até então, a principal oportunidade de gol aparaceu. Após jogada de Bady, a bola foi cruzada para dentro da grande área alviceleste, sobrando para o jogador Alessandro, que chegou batendo para o gol, mas o goleiro Matheus estava ligado na jogada e caiu para fazer uma defesa importante. 

O Paysandu só conseguiu assustar o gol do adversário na marca de 20 minutos do primeiro tempo. Também pelo lado direito, a bola foi levada para a linha de fundo, sendo cruzada rasteira. O atacante Marcelo Nicácio se antecipou à marcação e conseguiu desviar para o gol, mas passou raspando a trave esquerda do goleiro do América, que pulou. Quase o Papão chegou! 

O lance acendeu o Papão para o campo ofensivo. Em boas trocas de passes pelas pontas e melhor organizado no contra-ataque, o primeiro gol quase saiu, novamente com Marcelo Nicácio. Em rápida escapada pelo meio, a bola foi passada para Nicácio, que saiu de frente para o goleiro Matheus, mas o jogador do Coelho foi mais rápido e conseguiu afastar de forma providencial. 

De tanto insistir, enfim, o Paysandu chegou ao primeiro gol. Aos 37 minutos, o improvisado na lateral esquerda, Diego Barboza, puxou jogada pelo setor e chegou à linha de fundo, cruzando rasteiro para dentro da área e encontrando o atacante Careca, que apenas desviou para o gol de Matheus e abriu o placar para o Papão. 1 a 0.

Aos 42 minutos, o cenário ficou ainda mais favorável para os visitante. Em jogada no lado direito da defesa do Paysandu, Yago Pikachu comentou falta dura em Willians. Não satisfeito, Yago foi tirar satisfações com o jogador do América, que revidou com uma cabeçada em Pikachu. O resultado de tudo isso foi um cartão vermelho para o atleta do Coelho e apenas um amarelo para o do Papão.

O Paysandu terminou o primeiro tempo com um jogador a mais e 1 a 0 no placar, conseguindo, provisoriamente, a primeira vitória fora de casa nesta Série B.

Mesmo com um jogador a menos, o segundo tempo começou com a cara dos primeiros minutos da etapa inicial de partida. O América foi todo ao ataque e encontrou um Paysandu recuado, esperando uma ‘brecha’ para desenvolver uma boa jogada. A equipe mineira quase empata aos quatro minutos, quando Elsinho arrancou pela direita e cruzou, a bola passou por todo mundo e sobrou para Danilo, que chutou de primeira e obrigou o goleiro Matheus a se esticar. Grande defesa!

Enquanto o América se aventurava de qualquer maneira para cima dos bicolores, o Paysandu quase marcou o segundo e assustou o torcedor do Coelho. Em jogada de contra-ataque, Marcelo Nicácio apareceu novamente livre na entrada da área, mas foi puxado pelo zagueiro Vitor Hugo e sofreu a falta. Jogadores do Papão pediram o cartão vermelho, mas o árbitro só deu o amarelo. Na cobrança da falta, Pikachu bateu no canto do goleiro, levando muito perigo.

O América foi ganhando nervosismo a partir do 'andar' do relógio. O técnico Silas colocou um esquema ofensivo após os 20 minutos, mas o time não tinha organização no meio de campo, no setor de criação. A chance esteve na bola parada, quando Bady foi para a cobrança e mandou ao lado da trave do goleiro Matheus, do Paysandu, que apenas acompanhou a saída.

Depois dos 30 minutos, a partida caiu bastante em seu nível técnico. O América Mineiro se apresentou cansado, sentindo falta do jogador expulso ainda no primeiro tempo. Já o Paysandu soube contornar e estava bastante 'ligado' nas jogadas de bola da área, que assustavam quando executadas. Em um cruzamento oriundo de escanteio, Fábio Júnior teve a chance, cabeceando para trás, mas ninguém chegou para completar. O torcedor foi à loucura nas arquibancadas.

Nos minutos finais, os donos da casa abusaram de bolas cruzadas para o miolo de zaga alviceleste, mas o Papão se posicionou bem e até chegou a desperdiçar alguns contra-ataques. O 1 a 0, no final, foi o suficiente para conquistar os primeiros três pontos longe de Belém nesta Série B.

**Fonte Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário