Belém, PA. (AFI) – A 5ª rodada da Taça Cidade de Belém, o primeiro turno do Campeonato Paraense, promete ser emocionante. Dois times podem se classificar para as semifinais dependendo dos resultados: Remo e Águia ou Cametá. Além disso, a rodada vai marcar também o primeiro Re-Pa da temporada 2012
Antes do maior clássico do Norte, duas partidas vão agitar a rodada neste sábado. Pela manhã, às 10h30 (de Brasília) a Tuna Luso tenta manter vivas as suas chances de classificação contra o São Francisco, no Estádio Souza, em Belém. O time lusitano é o penúltimo colocado, com três pontos. Os visitantes estão em quarto, com seis.
A outra partida acontecerá à noite. Às 21h30, o Cametá recebhe o Águia, em umna partida de seis pontos. Com nove pontos, no segundo lugar, o clube de Marabá pode garantir sua vaga se vencer e contar com tropeços de São Raimundo, Paysandu e Tuna. O mesmo valeria para os donos da casa.
Clássico Rei da Amazônia
No domingo, todas as atenções estarão voltadas para o Re-Pa de número 710 da história. Remo e Paysandu se enfrentam, às 17 horas, no Mangueirão, em situações opostas. O Remo pode garantir sua vaga às semifinais. Com dez pontos, na liderança, o time precisa vencer e torcer por tropeço de São Raimundo. Já Papão está no sexto lugar, com apenas três pontos.
Re-Pa ou Clássico Rei da Amazônia é o clássico mais vezes disputado no futebol brasileiro. Até hoje, Remo e Paysandu já se enfrentaram em incríveis 709 oportunidades. São 249 vitórias remistas, 240 empates e 220 vitórias bicolores. O Leão anotou 929 gols e sofreu 915.
A maior invencibilidade na história é remista. De 31 de janeiro de 1993 a 7 de maio de 1997, o Remo ficou 33 clássicos sem perder para o rival. Foram 21 vitórias e 12 empates. A maior série invicta do Papão foi de apenas 13 jogos (seis vitórias e sete empates), em 1970.
No entanto, nem só de estatísticas negativas vive o Paysandu. O time bicolor pode se gabar de ter a maior goleada da história do confronto. Aconteceu em 1945, quando aplicou 7 a 0 sobre o rival.
Além disso, o Papão detém a melhor estatística de todas: É o recordista de títulos estaduais. São 44 taças contra 42 do rival. E ainda conquistou os últimos dois títulos paraenses, antes do Independente levantar a taça em 2011.
**Fonte Site AFI (27.01.12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário