terça-feira, 26 de junho de 2012

Confederação ventila possibilidade de que o campeonato Brasileiro da Série C comece no final de semana


Não é oficial ainda e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não se pronunciou, mas tudo indica que a Série C do Campeonato Brasileiro começa nesse final de semana, a partir da primeira rodada. O primeiro jogo seria na sexta-feira, com Vila Nova-GO e Oeste de Itápolis-SP abrindo a competição, com a rodada inicial nos dois dias seguintes. Caso a confederação venha a confirmar hoje as partidas, o Paysandu estreará no sábado, na Curuzu, diante do Luverdense-MT. A antecipação em 24 horas deve-se ao jogo do Remo no domingo, contra o Penarol-AM, pela quarta divisão, que já estava confirmado pela CBF. O Águia vai enfrentar o Fortaleza-CE no domingo.

Não se sabe o que levou a confederação a tomar a decisão, já que a liminar do Treze-PB não foi cassada. Ontem, durante quase todo o dia, o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Rubens Aprobatto, esteve em Brasília com dirigentes da CBF para tentar derrubar a decisão provisória e nada conseguiu.

À tarde, o diretor de futebol do Oeste-SP confirmou que recebeu comunicado da CBF de que vai haver rodada no final de semana. Mauro Guerra afirmou que a FPF (Federação Paulista de Futebol), através do seu vice-presidente, Reinaldo Carneiro, comunicou do jogo. "Conversei agora pouco com o doutor Reinaldo e ele falou que o campeonato começa no final de semana. Vamos torcer para que isso aconteça", disse Guerra.

O presidente da FGF (Federação Goiana de Futebol), André Pitta, comentou no final de semana passado que as chances da Série C começar nos próximos dias eram grandes. "Isso ainda não é oficial, mas tenho essa informação desde a semana passada. Para mim é segura, agora pode acontecer alguns percalços durante a semana e isso não se concretizar. Mas de zero a dez, eu diria que as chances são de oito". A reportagem tentou contato com o presidente do Paysandu, Luiz Omar Pinheiro, mas não conseguiu.

Na última sexta-feira, enquanto esteve em Belém para um evento na Justiça Desportiva local, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, deu uma pista de qual seria o caminho a ser tomado pelo tribunal. "Espero que haja a possibilidade da CBF solicite essa liberação ao STJD de pelo menos um grupo. O outro pode continuar sem os jogos que afetem a disputa jurídica. Se for apenas uma multa diária pelo descumprimento de uma decisão da Paraíba que se pense em assumir o risco porque economicamente é até melhor do que o prejuízo de todos os outros clubes."

O caso - O Treze-PB tenta, através de medidas judiciais, a vaga que pertence ao Rio Branco-AC para disputar a Série C do Brasileiro. No ano passado, a equipe acriana, após ter o seu estádio interditado pelo Ministério Público, acionou a Justiça Comum e acabou desclassificada da competição. Um acordo posterior com a CBF, no entanto, permitiu o retorno do clube.

Como ficou na quinta colocação da Série D, o Treze se sentiu prejudicado e, por isso, ingressou com uma ação pedindo a vaga junto ao STJD, onde foi derrotado por unanimidade. O alvinegro buscou a Justiça Comum e conseguiu uma liminar, expedida pela juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues, para disputar o campeonato. A liminar em seguida foi mantida pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, do TJ da Paraíba.

Já o Brasil de Pelotas-RS perdeu seis pontos na Série C do ano passado e, por isto, ficou em último lugar e acabou rebaixado. O clube entrou com ação na Justiça Comum querendo reaver os pontos e assim se livrar do rebaixamento. Se isto acontecesse, quem cairia seria o Santo André-SP.

**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário